Minicurso 1: Arqueo-genealogia na Educação
Ministrante: Prof. MSc. Leandro Passarinho (UFPA/Bragança)
Ministrante: Prof. MSc. Leandro Passarinho (UFPA/Bragança)
Minicurso 2: Memória, Poder e Sexualidade: O Efeito Foucault na Historiografia
Ministrantes: Prof. Fernando Alves (SEDUC/Capanema) e Prof. Cicero Júnior (SEDUC/Capanema)
Esta
comunicação está dividida em dois momentos. O primeiro momento tem por intuito
discutir as ressonâncias das análises arqueológica e genealógica de Michel
Foucault para os estudos historiográficos, mormente os que se dedicam à
História do Tempo Presente e às relações de poder que acabam forjando a memória
dos acontecimentos imediatos, explorando os conceitos de discurso, ruptura, descontinuidade
e a relação entre saber e poder ressaltando o diálogo sagital que teve o
pensador francês com o estruturalismo e com a modernidade, sem, no entanto,
romper com o paradigma central da última que seria o primado da razão crítica.
No interim do debate serão apontadas as influências filosóficas de Foucault,
mormente a nietzscheana, e os diálogos que travou com seus contemporâneos assim
como a linha de pensamento que o localiza no interior da modernidade. Para a
segunda parte, a discussão girará em torno da construção histórico-social da
imagem feminina nas narrativas orais míticas, a maneira como a mulher saiu de
um pedestal sagrado e adentrou em um mundo marginalmente maldito, essa leitura
histórica tem como pano de fundo os estudos de Beauvoir com o pressuposto
foucaultiniano de discurso, um discurso modulador feminino. Assim, a leitura
teórica desta segunda seção delineará o percurso histórico da mulher a começar
da divisão entre os sexos que perpassa sua construção histórica e religiosa,
discorrendo também sobre como a evidente diferença dos corpos colaborou para a
segregação (homem-mulher) na sociedade juntamente com a delimitação do papel a
ser desempenhado pelos indivíduos a partir de sua sexualidade e, por fim, a
consequente inserção da mulher malfazeja
na mitopoese amazônica.
Minicurso 3: Arqueo-genealogia e ensino: abordagens em sala de aula
Ministrante: Profa. Dra. Eliane Cristina Lopes Soares (UFPA/Bragança)
Minicurso 4: Cristianismo e Discurso (Inscrições encerradas)
Ministrante: Profa. Dra. Roberta Alexandrina da Silva (UFPA/Bragança)
Apoio: Neles Maia da Silva (UFPA/Bragança)
Ministrante: Profa. Dra. Eliane Cristina Lopes Soares (UFPA/Bragança)
O mini-curso pretende trabalhar o referencial de
Michel Foucault e a sua contribuição nas análises dos discursos e da construção
do sujeito histórico. Para tanto, abordaremos os conceitos de discurso, saber,
verdade e ciência em torno da arqueogenealogia do sujeito e da sociedade
modernos, a partir da obra foucaultiana. O mini-curso espera promover um
contato introdutório dos alunos de história e demais interessados com o
pensamento deste pensador e sua perspectiva histórica para pensar os modos como
fazemos a História e as perspectivas para o ensino.
Minicurso 4: Cristianismo e Discurso (Inscrições encerradas)
Ministrante: Profa. Dra. Roberta Alexandrina da Silva (UFPA/Bragança)
Apoio: Neles Maia da Silva (UFPA/Bragança)
Esta comunicação tem por finalidade debater
questões envolvendo os estudos sobre o cristianismo em diálogo com Michel
Foucault, no sentido de desconstrução de uma história linear e teleológica.
Mostrando as descontinuidades e os discursos de relações de poder dentro da
temática do Cristianismo. Os debates girarão em torno não das obras
propriamente ditas deste autor, mas da sua linha de pensamento que englobam uma
ampla área do conhecimento. Discutir, portanto, esses aspectos fundamentais
para construção do conhecimento histórico em diálogo com um dos mais conhecidos
e estudados dos autores do século XIX e envolvê-lo na temática do Cristianismo
nos possibilita problematizarmos e debatermos uma gama de questões de
interesses primordiais nos campos da história, da cultura, política e
filosofia.
Mini-curso 5: Oficina de Foucault
Ministrante: Prof. Ricart (Faculdade de Educação-UFPA/Bragança)
Mini-curso 5: Oficina de Foucault
Ministrante: Prof. Ricart (Faculdade de Educação-UFPA/Bragança)
Nenhum comentário:
Postar um comentário